domingo, 25 de março de 2012

Porque é que eu amo a matemática

A matemática é a prova simplificada da perfeição de tudo o que existe. Todas as perguntas do mundo e todas as leis que regem o cosmos, as pessoas, o natural e o sobrenatural podem, em última instância, ser traduzidas numa fórmula matemática - se tivermos a habilidade para o fazer (e, no presente histórico, temos já essa habilidade até certo ponto).

Este facto tão cru contém toda a poesia do mundo: toda a rima e toda a música são combinações matemáticas transformadas em linguagem de emoções; todos os passos de dança e todos os lances de bola são a tentativa do corpo se aproximar da perfeição de uma equação. Este facto tão isento de beleza contém em si toda a magnanimidade indolente do nosso arrogante universo: uma beleza que não se escarrapacha, mas que é tão obviamente límpida por detrás do véu do caos aparente.

A matemática é o lado abstracto da realidade: aquele que não se vê a olho nu, mas que se pensa - e, se virmos bem, é a pensar que se vê.

2012.03.25
23:33

3 comentários:

  1. Não sendo seguramente a melhor pessoa a falar sobre este assunto, isto quando falamos na matéria matemática propriamente dita, onde se torna algo extremamente complicado e abrange uma área não muito ampla. Contudo quando esta é tratada na sua verdadeira abrangência, então até o comum dos mortais poderá ver algo extremamente amplo e útil nas mais variadas áreas do conhecimento. A Matemática está mesmo muito mais presente no nosso dia-a-dia do que aquilo que muitos de nós julga, pelo que, assim sendo, se calhar valeria a pena procurar conhecê-la mais de perto, para melhor entendermos como funciona o mundo que nos rodeia. Esta está presente em todos os domínios científicos mostrando e demonstrando a sua unidade no funcionamento da Natureza. A própria determinação da vida necessita da Matemática, a divisão exacta das células e o número preciso de cromossomas em cada uma delas determinam o ser vivo gerado e sua a consagração. A Matemática está presente em todos os domínios científicos mostrando e demonstrando a sua unidade no funcionamento da Natureza, traz-nos cada vez mais surpresas na compreensão do nosso Universo…

    ResponderEliminar
  2. É exactamente assim que eu vejo a Matemática: como a ciência mestra, subjacente a todas as outras áreas do saber - e até do sentir. Obrigada por partilhares também, aqui, a tua perspectiva.

    ResponderEliminar
  3. A matemática é conjunção do raciocínio com a lógica e é isso mesmo que me faz adorá-la também. o facto de nos colocar a pensar para resolver coisas que à partida seriam complicadas, coloca-nos desafios à nossa inteligência :)

    ResponderEliminar